Cinzento


Esta foi uma das coisas que nos surgiu como um choque ao passear por Barcelona: o cinzentismo das ruas. Têm à primeira vista um aspecto sujo, velho, degradado, poluído e opressivo - ainda que na verdade não o sejam de todo quando se olha com mais atenção.

O que acontece é simplesmente que o pavimento é feito de lajes de betão e nós estivemos habituados desde sempre à brancura da calçada portuguesa.

Como víriamos a confirmar, este pavimento cinzento é uma constante por toda a Europa. Nalguns sítios o pavimento é mesmo revestido com asfalto.

Foi necessário sairmos dele para podermos apreciar uma das coisas belas do nosso país: a brancura das ruas das cidades, que contribui grandemente para tornar as zonas pedonais muito mais atractivas e com um aspecto muito mais luminoso. Mesmo não sendo das ruas mais limpas, acabam por ter muito melhor aparência.

Algo de que nunca tínhamos tido consciência, mas que provavelmente é uma das coisas que mais maravilha os estrangeiros que visitam o nosso país.

Comparem-se as fotos acima com a desta rua calcetada em Lisboa:

1 comentário:

Anónimo disse...

os tugas sao os maiores!!! :p moramos num pais lindo k n fica a dever nada a europa! prontes n temos as loucuras do Gaudi, mas temos uma loucura chamada casa da musica!! wooow ;)